photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Dias dos Reis | all galleries >> FOTOS DE PORTUGAL >> Distrito do Porto >> Património no Concelho do Porto >> Monumentos do Porto - Conjunto urbano constituído pela Praça da Ribeira, Rua de São João e Rua do Infante D. Henrique > Pilares que Sustentavam a Ponte Pênsil (IIP)
previous | next
05-FEB-2013

Pilares que Sustentavam a Ponte Pênsil (IIP)

Observações: Apesar da denominação oficial de Ponte D. Maria II, a ponte ficou conhecida como Ponte Pênsil, por estar suspensa de oito grossas correntes, feitas de fios de arame de ferro, queimado, e coberto de uma espessa crosta de verniz que o preservava da corrosão. A ponte elevava-se a 10 m de altura sobre o rio, tinha de comprimento 170,14 m e de largura 6 m, com passeios laterais, cada um deles com 1 m de largura. O tabuleiro era sustentado por quatro pilares de granito, dois em cada uma das margens, tendo os da margem S., em Vila Nova de Gaia, sido apeados e desconhecendo-se o seu destino. Entre os pilares, nas duas margens, estava incorporada uma casa de dois pisos, abrindo o inferior diretamente para a ponte por três portas, e o superior para uma varanda com balaustrada de ferro fundido. Na casa da margem do Porto, o nível inferior serviu de quartel da guarda militar. Estas casas, além de contraventarem as torres, contribuíam também para a estabilidade das escarpas marginais no local das ancoragens.

( Isabel Sereno e Miguel Leão 1994 / Patrícia Costa [excertos], in http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=219 )

Nikon D300
1/80s f/4.5 at 13.0mm iso200 full exif

other sizes: small medium large original auto
comment | share