photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Type your message and click Add Comment
It is best to login or register first but you may post as a guest.
Enter an optional name and contact email address. Name
Name Email
help private comment
Dias dos Reis | all galleries >> FOTOS DE PORTUGAL >> Distrito do Porto >> Património no Concelho do Porto >> Monumentos do Porto - Conjunto urbano constituído pela Praça da Ribeira, Rua de São João e Rua do Infante D. Henrique > Pilares que Sustentavam a Ponte Pênsil (IIP)
previous | next
05-FEB-2013

Pilares que Sustentavam a Ponte Pênsil (IIP)

Observações: Apesar da denominação oficial de Ponte D. Maria II, a ponte ficou conhecida como Ponte Pênsil, por estar suspensa de oito grossas correntes, feitas de fios de arame de ferro, queimado, e coberto de uma espessa crosta de verniz que o preservava da corrosão. A ponte elevava-se a 10 m de altura sobre o rio, tinha de comprimento 170,14 m e de largura 6 m, com passeios laterais, cada um deles com 1 m de largura. O tabuleiro era sustentado por quatro pilares de granito, dois em cada uma das margens, tendo os da margem S., em Vila Nova de Gaia, sido apeados e desconhecendo-se o seu destino. Entre os pilares, nas duas margens, estava incorporada uma casa de dois pisos, abrindo o inferior diretamente para a ponte por três portas, e o superior para uma varanda com balaustrada de ferro fundido. Na casa da margem do Porto, o nível inferior serviu de quartel da guarda militar. Estas casas, além de contraventarem as torres, contribuíam também para a estabilidade das escarpas marginais no local das ancoragens.

( Isabel Sereno e Miguel Leão 1994 / Patrícia Costa [excertos], in http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=219 )

Nikon D300
1/80s f/4.5 at 13.0mm iso200 full exif

other sizes: small medium large original auto
comment | share