photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Type your message and click Add Comment
It is best to login or register first but you may post as a guest.
Enter an optional name and contact email address. Name
Name Email
help private comment
Dias dos Reis | all galleries >> PATRIMÓNIO MATERIAL EM PORTUGAL CONTINENTAL >> Património no Distrito de Braga >> Património no Concelho de Terras do Bouro > A Foz do Rio Caldo no Rio Cávado
previous | next
03-Aug-2008 Dias dos Reis

A Foz do Rio Caldo no Rio Cávado

Cronologia: O território do Unidade tem uma ocupação humana bastante antiga com vestígios que remontam aos tempos pré-históricos. Encontramos indícios da passagem de vários povos pela zona do parque, verificando-se vestígios megalíticos, celtas, romanos e, naturalmente, medievais, atestando a utilização constante deste território. Os Iberos, cuja origem é difícil definir, são talvez os primeiros habitantes identificados na região, tendo-se cruzado mais tarde com tribos de Celtas, oriundos da Gália. Suevos, Romanos, Visigodos, Árabes, todos deixaram a sua marca. Há cerca de cinco mil anos as serras abrigavam comunidades agropastoris, construtoras de grandes monumentos funerários como as antas como as que ainda se podem encontrar nas extensas necrópoles do planalto de Castro Laboreiro, na Portela do Mezio, nas chãs da serra Amarela ou nos altos frios da Mourela, em Montalegre, a estância neolítica de Chelo ou a estátua menir da ermida delimitando espaços sagrados e fronteiras que perduraram, por vezes, até aos nossos dias. (...)

( Paula Noé, Isabel Sereno, Miguel Leão e Luís Marques, in http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=35116 )

Nikon D300
1/160s f/6.3 at 29.0mm iso200 full exif

other sizes: small medium large original auto
comment | share