photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Dias dos Reis | all galleries >> PATRIMÓNIO MATERIAL EM PORTUGAL CONTINENTAL >> Património no Distrito de Braga >> Património no Concelho de Terras do Bouro - Parque Nacional da Peneda-Gerês e Serra Amarela > A Foz do Rio Caldo no Rio Cávado
previous | next
03-Aug-2008 Dias dos Reis

A Foz do Rio Caldo no Rio Cávado

Cronologia: O território do Unidade tem uma ocupação humana bastante antiga com vestígios que remontam aos tempos pré-históricos. Encontramos indícios da passagem de vários povos pela zona do parque, verificando-se vestígios megalíticos, celtas, romanos e, naturalmente, medievais, atestando a utilização constante deste território. Os Iberos, cuja origem é difícil definir, são talvez os primeiros habitantes identificados na região, tendo-se cruzado mais tarde com tribos de Celtas, oriundos da Gália. Suevos, Romanos, Visigodos, Árabes, todos deixaram a sua marca. Há cerca de cinco mil anos as serras abrigavam comunidades agropastoris, construtoras de grandes monumentos funerários como as antas como as que ainda se podem encontrar nas extensas necrópoles do planalto de Castro Laboreiro, na Portela do Mezio, nas chãs da serra Amarela ou nos altos frios da Mourela, em Montalegre, a estância neolítica de Chelo ou a estátua menir da ermida delimitando espaços sagrados e fronteiras que perduraram, por vezes, até aos nossos dias. (...)

( Paula Noé, Isabel Sereno, Miguel Leão e Luís Marques, in http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=35116 )

Nikon D300
1/160s f/6.3 at 29.0mm iso200 hide exif
Full EXIF Info
Date/Time03-Aug-2008 14:13:14
MakeNikon
ModelNIKON D300
Flash UsedNo
Focal Length29 mm
Exposure Time1/160 sec
Aperturef/6.3
ISO Equivalent200
Exposure Bias0.00
White Balance0
Metering Modemulti spot (3)
JPEG Quality (3)
Exposure Programprogram (2)
Focus Distance

other sizes: small medium large original auto
comment | share