photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Sílvia Antunes | profile | all galleries >> silviaantunespontocom >> something old >> Janeiro de Cima >> São Sebastião 2007 tree view | thumbnails | slideshow

São Sebastião 2007

LENDA DE SÃO SEBASTIÃO EM JANEIRO DE CIMA

Em meados do século XVIII, (1757/60) não se sabe ao certo, a população de Janeiro de Cima foi assolada por uma forte epidemia devido à qual sucumbiu uma grade parte do número de habitantes de então.

As mortes eram em tão grande escala, e o medo que a epidemia se alastrasse era tão grande, que muitas vezes as mortes ainda não estavam confirmadas e as pessoas já estavam a ser enterradas.

Segundo a lenda a perda de vidas teria sido maior se não tivesse sido a divina interferência se S. Sebastião. A história que passou de geração em geração é esta: os Janeirenses ao verem dia a dia a sua população diminuir decidiu recorrer a S. Sebastião, advogado das pestes, guerras e epidemias, pedindo que os ajudasse. Como não tinham a imagem do mártir pediram-na à aldeia vizinha, Janeiro de Baixo. Mas os habitantes de Janeiro de Baixo, receando que a peste se alastrasse para o outro lado do rio, não permitiram que os de Janeiro de Cima fossem à sua aldeia buscar o Santo. Na manhã seguinte vieram eles mesmos, de madrugada, colocar a imagem na margem esquerda do rio, partindo imediatamente tal era o seu medo de contágio.


Como o Santo afastou a peste, os Janeirenses cumpriram o que Lhe haviam prometido, assim, construíram-Lhe uma capela e compraram a imagem do Santo, celebrando no dia 20 de Janeiro de cada ano a sua festa. Nessa festa os Janeirenses oferecem um bodo, paõ e vinho, começando a dádiva no cimo da aldeia e dando a volta completa.

(Texto de Helena Martins)

texto retirado do site de Janeiro de Cima

http://perso.orange.fr/janeirodecima/jdc.htm